Análise do livo: Por um ideal

Rohden foi um grande escritor brasileiro, ele promoveu o cristianismo de uma forma nova, polida e sem esteriótipos. Devido ao seu ideal nobre ele teve vários inimigos ao decorrer de sua vida, uns discretos e outros assuidos. Essa biografia traz fatos de sua vida e pode nos mostrar como esse homem verdadeiramente grande trilhou sua vida e quem sabe, nos servir de exemplo.

Faço as análises de livros com resumo e minha opinião pois somente a leitura não leva a absorção correta de conhecimento. Tambem creio que compartilhar o pouco que aprendi na internet possa ajudar alguem, assim como eu fui ajudado por pessoas que queriam despretensiosamente ajudar outros.

Resumo do livro:

1. Um menino da roça. Aparece um homem estranho
Rohden nasceu em uma fazenda, era um menino simples que tinha como passa tempo coletar lagartas e as alimentar para ver sua metamorfose, a transformação em borboletas. Para depois as soltar. Nesse ambiente de vacas e mato um padre lhe dava aulas de teologia na escolinha da região. Rohden se simpatizou com a figura e deu a ele uma caixa cheia de casulos que mais tarde se tornariam borboletas, isso lhe rendeu o apelido de "santinho". Rohden acha que foi esse ato que levou o padre a dar aulas particulares a ele e para outros garotos. O tempo passou e ele foi convidado a viver em um Seminário.
2. Luzes e sompbras do Seminário. Insatisfação comigo mesmo
No Seminário estudou durante seis anos, sempre com boas notas. O foco do estudo do seminário era sobre a escolástica, uma discplina que é "serva da teologia" que mais adiante em sua vida ele percebeu estar em muitos pontos ultrapassada e não ser fiel aos ensinamentos cristãos. Tal ensimanento servia a hierarquia da catolicidade.
No setor moral sofriam do mal de todo internato, o impulso sexual. Para Rohden a energia sexual é como uma rede de alta tensão que necessita de uma compensação para não entrar em sobrecarga. Essa compensasão pode se dar pelo simples convivio entre homem e mulher, o que não havia dentro do internato. Resta apenas duas escolhas, sublimar essa necessidade de "amar" em uma figura idealisada como a Virgem Maria (amor sem aspectos sexuais) ou sublimar seu amor para um "Adão presente" na figura de amigos e mentores. Porêm não são todos que conseguiam sublimar seu desejo de amar, então o homosexualismo era algo comum.
Depois de anos de estudo estava Rohden preparado para ser um padre nos padrões da antiga igreja católica, mas algo dentro de si queria mais, ele sabia que esse não era seu caminho a ser trilhado.
3. Primeiros amores apostólicos. Encontro com um santo moderno
4. Rumo a Europa. Silêncio dinâmico.

5. À Sombra de um mundo invisível

6. Na atmosfera da divindade

7. Suspirando por um raio solar

8. “O dolce Napoli!”

9. Sangue químico. Clarividências

Na cratera do Vesúvio. Nas ruínas de Pompei

O paraíso de Capri. Com Ulisses

Alma Eucarística. O Cristo pani-presente ou onipresente?

Em Santa Cruz do Sul. Fecham-se os horizontes

Trinta dias com Jesus. Adeus S.J.!

Caixeiro viajante do Reino de Deus. Início duma casa editora

Uma tarde com D. Leme

Cruzada da Boa imprensa. Dez mil cruzeiros negativos

Nos rastos do Nazareno. Nos sertões nordestinos

De aracaju à Propriá. Apoteose imerecida

Descendo em plena noite, o São Francisco

Recife, cidade de contrastes. Prelúdio da invidia clericalis

Gozando ou sofrendo a religião? A misteriosa Irene

Catolicismo ou catolicidade? O Evangelho redentor

O mistério do padre Cícero, do Juazeiro

Tempo é dinheiro ou areia?

Canonizado e excreado

Entre turistas nazis. A grande metrópole dos guaranis

Betânias de minh’alma… Entre dois infinitos

O que é o Centro de Auto-Realização Alvorada

Relação de Obras do Prof. Humberto Rohden

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.